Você sabe parar?

Apesar de eu trabalhar com gestão de tempo, tenho receio de muitas coisas que escrevo e posto, as pessoas acharem que elas tem que ser cada vez mais produtivas para gerar melhor o tempo. Mas ao contrário de ser cada vez mais produtivo, ao gerirmos bem nosso tempo aprendemos a parar, aprendemos a desconectar das redes sociais, do mundo, pois entendemos que esta na hora de fazer isso.

Mas não basta só gerir bem nosso tempo, precisamos estar conectados com nossas emoções, entender e compreender o que nos faz mal.

Muito do nosso stress é causado por nós mesmos, nossos medos, ansiedade e angústia e diversos fatores externos nos ajudam a ressaltar o que ja esta dentro de nós, pois projetamos esses sentimentos. Medo de rejeição, pode ser fortemente alimentado nas redes sociais quando postamos algo e não temos muita curtida, esses impactos externos, vão aos poucos deteriorando nossa psiquê e trazendo muito estresse. Se não sabemos perceber, se não temos conexão com nossos sentimentos fica difícil saber quando e como parar.

Quanto mais nos ouvimos, quanto mais aprendemos a perceber o que estamos sentindo, percebemos a importância de nos desconectarmos, para nos fortalecermos. Não só do mundo virtual, mas do trabalho, até mesmo da família.

Um fator fortemente agravante na pandemia foi a jornada continua na vida de muitas pessoas que puderam ficar em casa, trabalhar de casa. Pois não há o tempo de desconexão entre família, casa, trabalho.

Algumas técnicas tanto na meditação quanto em cursos de Inteligência emocional nos permitem trabalhar a técnica de observar o que estamos sentindo. STOP é uma das técnicas que nos permite perceber quando nosso estresse esta muito alto; “S” é de parar “T” de respirar “O” de observar “P” prosseguir, continuar. Se paramos e observamos o que estamos fazendo temos a oportunidade de fazer diferente, de mudar, de diminuir o estresse antes que ele aumente.

Que tal tentar essa técnica e se ouvir um pouquinho mais?