Você esta preparado para ser o profissional do futuro?

O futuro é agora! O mercado de trabalho esta passando por diversas mudanças por que elas acontecem constantemente, todo o dia, no mundo todo.

Pesquisas relatam que as principais habilidades exigidas no mercado de trabalho, vão mudar atá o ano de 2022, ou seja, ano que vem. Acredito que principalmente depois da Pandemia, as mudanças para liderança remota e as soft skills partem de uma mudança enorme para o mercado de trabalho de maneira geral.  

Isso gera mais ainda a necessidade das pessoas se desenvolverem como pessoas. As empresas cada vez mais vão buscar profissionais que fazem mais e menos tempo, otimizar o tempo nas atividades, com qualidade e eficácia. 

Por isso trabalhar sua gestão de tempo e gestão da emoção serão essenciais para seu desenvolvimento e crescimento Profissional.

Confira algumas dicas de Gestão de tempo:

  • Entenda como você se organiza melhor, com agenda, app no celular, existem diversas formas para te ajudar a ser mais organizado;
  • Separe suas funções em Tarefas, Agenda e Projetos.
  • As tarefas são rotineiras, geralmente uma lista das coisas que precisam ser feitas no dia, não deixe de fazer seu check quando acabar;
  • A agenda geralmente tem relação com tempo, horário, uma reunião por exemplo;
  • Os projetos são mais longos e provavelmente terão que ser divididos em pequenas tarefas e ajustes em reuniões;
  • Antecipe-se na organização, verifique os prazos dados pelo seu gestor, caso ele não dê, combine com ele, vai te ajudar a se organizar melhor nas entregas;
  • Tenha o hábito de todos os dias, no começo ou no final do dia (anterior) anotar o que precisa ser feito;
  • Separe tempo para as tarefas do dia e separe suas tarefas por importância e prioridades;
  • Evite interrupções até terminar a tarefa em execução;
  • Faça aquilo que acha mais difícil ou mais chato primeiro;
  • Faça uma coisa de cada vez, isso ajuda inclusive a trabalhar a ansiedade;
  • Ao terminar uma tarefa, uma reunião, estique-se, tome água, de uma volta.

As soft skills são habilidades comportamentais e para trabalhar as emoções é ter autoconhecimento, mas não só saber o que você sente, mas como você sente, quando sente e como reagir aos sentimentos, vão contribuir para seu desenvolvimento profissional. Além de treinamentos comportamentais, coaching, terapia, meditação, atenção plena são métodos que contribuem para esse autoconhecimento.